Desenho de soluções interativa!!!!!!

 Desenho de soluções interativas


✌✋Olá pessoal, aqui está mais um post!!


👉 O desenho de soluções interativas deve ser precedido do levantamento de todos os requisitos envolvidos, podendo este ser mais ou menos complexo, de acordo com o tamanho e a complexidade destas. 

Definição da solução interativa a desenvolver;

Caracterização do tipo de imersão pretendido;

Avaliação, caracterização e suporte dos vários dispositivos a utilizar;

Definição da capacidade de perceção dos movimentos do utilizador;

Avaliação de recursos e capacidades; 

seleção das ferramentas a utilizar no desenvolvimento;

Criação e edição de formas geométricas e texturas;

Descrição da visão estereoscópica; 

Caracterização do hardware, do software e do suporte de rede; 

Modelação da ação física do sistema.


Existem diversas ferramentas para a criação de soluções interativas no âmbito da realidade virtual:

 DI-Guy ⇒ permite adicionar características do comportamento humano a acontecimentos simulados em tempo real. Cada característica altera-se de forma realista, responde a comandos simples e movimenta-se no ambiente de acordo com as indicações. Estas características são animadas de forma automática. 


 • Gizmo3D  ⇒ é uma solução completa para a industria, aplicações militares e jogos. Para além de ser usado pelos serviços militares é também utilizada na indústria espacial. Permite desenvolver formas geométricas de uma forma rápida, sombras em tempo real, estruturas recursivas, ambientes e animação.


 • Virtus Walk Through Pro ⇒ permite uma visualização 3D intuitiva. Possui ferramentas de modelação e de edição, cria perspectivas corretas com o mapeamento de texturas, tem capacidade de exportar VRML (Virtual Reality Modeling Language) e combina a capacidade de rendering 3D em tempo real com as movimentações detetadas.


• WorldToolKit para Windows ⇒  permite o desenvolvimento de ambientes 3D simulados e aplicações de realidade virtual. É uma livraria orientada a objetos com um alto nível de funções para configuração, interação e controlo da simulação em tempo real.


• VRML ⇒ Linguagem de programação de ambientes virtuais de rede para internet, podendo as suas aplicações ser executadas na maioria dos browsers.


• CAVELib ⇒ é a API (Aplication Programmer s Interface) mais utilizada para o desenvolvimento de aplicações visualmente imersivas. É uma plataforma que permite criar um produto final de alta qualidade que pode ser executado em diferentes sistemas operativos, como o Windows, o Linux, o Solaris e o IRIX, e independente dos sistemas de visualização utilizados.





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